Minicurso de Pensamento Computacional para crianças

 

 

Depois do êxito da edição de 2024, o Curtir Ciência promove, no início deste novo ano, mais uma edição do Minicurso de Pensamento Computacional. Com cinco sessões distribuídas pelos meses de janeiro, fevereiro e março, esta atividade destina-se a crianças com idades entre os sete e os doze anos. 

 

Vivemos tempos em que as tecnologias e a programação ocupam um lugar privilegiado e constante no nosso quotidiano. Nesse sentido é fundamental e aconselhável que o contacto com este admirável mundo novo aconteça precocemente para garantir o desenvolvimento de várias competências, como o pensamento lógico e matemático, a resolução de problemas e a criatividade.

Depois do sucesso da edição de 2024, e face ao interesse manifestado por muitos pais e encarregados de educação, o Curtir Ciência decidiu reeditar este Minicurso em 2025. Mantêm-se as condições de participação, nomeadamente o público-alvo, mas regista-se uma alteração ao horário: a edição deste ano decorre de tarde, das 15:00 às 17:00 horas, nos sábados 25 de janeiro, 8, 15 e 22 de fevereiro e oito de março.

Neste minicurso as crianças trabalham com diferentes linguagens de programação. Ao longo das sessões o grau de complexidade vai aumentando: no início são explorados robôs mais simples, como o cubetto e os ozobots; posteriormente são utilizados os micro:bits, pequenos computadores de bolso dotados de uma placa programável que permite adquirir noções de programação.

As inscrições podem ser efetuadas pelo telefone 253 510 830.

OBJETIVOS

Entender e aplicar princípios e conceitos fundamentais das Ciências da Computação;
Planificar sequências de instruções que permitam a realização de uma dada tarefa;
Utilizar diferentes tipos de dados (textos, números, entre outros);
Criar sequências de instruções que envolvam seleção e repetição;
Identificar um problema e decompô-lo em subproblemas;
Planificar e criar um projeto de forma estruturada;
Identificar e corrigir erros existentes na programação de um projeto;
Resolver problemas, criar histórias animadas e construir jogos com recurso ao desenvolvimento de programas informáticos;
Apresentar um projeto desenvolvido pelo seu grupo e partilhá-lo com outros;
Analisar e comentar projetos desenvolvidos pelos pares.
 

PÚBLICO 7-12 anos

LOTAÇÃO 12 participantes

HORÁRIO 15:00-17:00

PREÇO 25,00€

Pensamento Computacional 3